Blog

Mulheres protagonistas da cafeicultura brasileira

Divulgação, 12 de março de 2025.

Legenda:

No Brasil, cerca de 30 mil mulheres estão à frente de negócios na cafeicultura, representando 13,2% da produção nacional e ocupando 815 mil hectares de lavouras.

O olhar atento, inovador e dedicado têm elevado a qualidade do café e impulsionado práticas mais sustentáveis e com isso quem ganha é o consumidor final que consome a bebida com mais qualidade.

Além do campo, as mulheres ganham espaço em cargos de liderança e decisões estratégicas no setor. Vanusia Nogueira é a primeira mulher a dirigir a Organização Internacional do Café (OIC), e Carmem Lucia é a pioneira na presidência da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), são grandes exemplos do avanço feminino na cafeicultura.

O impacto feminino na qualidade do café
Pesquisas indicam que lavouras gerenciadas por mulheres apresentam um controle mais rigoroso na produção, desde a escolha das mudas até a torra. Esse cuidado reflete diretamente na qualidade da bebida, conquistando reconhecimento no mercado nacional e internacional.

Mulheres cafeicultoras estão investindo em novas técnicas, buscando certificações e explorando nichos como cafés especiais e exportação direta. O protagonismo feminino fortalece toda a cadeia produtiva, garantindo um café cada vez mais valorizado.

A Blend Café reconhece e apoia as mulheres que fazem a diferença no mundo do café.

Conheça mais sobre produção de café

Notícias e dicas