Blog

Como as mudanças climáticas estão impactando os preços do café

Divulgação, 16 de Dezembro de 2024

Legenda:

Secas prolongadas e chuvas excessivas têm impactado a produção de café de várias formas, desde a alteração da quantidade e até a qualidade do grão colhido e, consequentemente, no valor das sacas comercializadas.

Estas alterações climáticas influenciam e atingem países produtores como, por exemplo, o Vietnã, um dos maiores países produtores e exportadores de café. Neste país asiático, as flutuações no clima têm reduzido a produtividade, levando a uma oferta menor no mercado global. Esta escassez de oferta, por sua vez, tem gerado um aumento nos preços das sacas de café.

BRASIL

O Brasil também sofre com secas prolongadas em algumas regiões e o com o excesso de chuvas em outras localidades e isto têm prejudicado os custos de produção e, consequentemente, nos preços finais do café.

Para o futuro, a expectativa é de que essas alterações climáticas continuem a afetar o mercado de café. 

Na Blend Café, estamos atentos a essas mudanças e sempre buscamos nos adaptar para oferecer as melhores soluções tanto para os agricultores quanto para as indústrias de torrefação. Nosso compromisso é garantir a continuidade da qualidade e do abastecimento de café, apesar dos desafios climáticos.

Conheça mais sobre produção de café

Notícias e dicas