Blog

Brasil fornece 30% do café consumido nos EUA

Com informações do CNN Business e G1

Legenda:

O Brasil fornece cerca de um terço do café consumido nos Estados Unidos. Colômbia e Vietnã, outros grandes exportadores, não estão sujeitos à nova alíquota. A Colômbia segue isenta, enquanto o Vietnã paga 20%.

Com a previsão do tarifaço do presidente norte-americano, Donald Trump, previsto para entrar em vigor no dia 1º de agosto, os preços de carne bovina, laranja e café, que são as principais commodities exportadas para os EUA, registraram queda em julho, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Já o café arábica, principal variedade exportada ao mercado americano, teve queda de 4,18%. O tipo robusta, com menor participação nas exportações aos EUA, caiu 11,41%.

QUEDA

Antes do anúncio do tarifaço feito por Trump, os analistas já previam uma queda do café ao consumidor. Isso porque, no campo, as cotações já diminuíram após o início da colheita no Brasil, que começou em março e vai até setembro. Os meses mais fortes de colheita são junho e julho.

A tendência é que os preços continuem em queda por causa do avanço da safra.

E segue a incerteza por causa da tarifa de 50% dos EUA aos produtos brasileiros, que entra em vigor em 1º de agosto, se os países não fecharem um acordo.

Conheça mais sobre produção de café

Notícias e dicas