Blog
A importância da Fazenda do Incaper em Marilândia
Divulgação, 03 de março de 2025

Legenda: Mudas de café conilon
A Fazenda Experimental de Marilândia é administrada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e é um dos pilares para o desenvolvimento da cafeicultura no Espírito Santo. Desde sua fundação, a fazenda desempenha um papel essencial na pesquisa, melhoramento genético e difusão de tecnologias para o cultivo do café, principalmente o café conilon, que colocou o estado capixaba no cenário nacional e internacional.
Localizada no município de Marilândia, uma fazenda se consolidou como referência na pesquisa cafeeira, sendo o berço de grandes avanços tecnológicos, como o desenvolvimento de variedades clonais mais produtivas e resistentes às variações climáticas.
A partir das pesquisas conduzidas no local, foram criadas mudas de conilon com maior tolerância à seca e melhor adaptação ao solo capixaba, beneficiando milhares de cafeicultores e impulsionando a economia da região.
BANCO GENÉTICO
Ao longo das décadas, a Fazenda Experimental de Marilândia também se tornou um centro de treinamento para os cafeicultores e abriga um banco genético de café conilon, essencial para pesquisas de novas variedades e para a preservação da diversidade genética da cultura.
Graças à atuação do Incaper, o Espírito Santo se tornou o maior produtor de café conilon do Brasil, respondendo por grande parte da produção nacional.
O trabalho desenvolvido na fazenda impulsionou a produtividade e a qualidade do café capixaba e também garantiu a sustentabilidade da atividade, tornando-a mais rentável e competitiva.